Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Museu Câmara Cascudo retoma agendamento para visitas em grupo

museu camara cascudo Cícero Oliveira Agecom UFRN AR09
Museu Câmara Cascudo retoma agendamento para visitas em grupo - Foto: Cícero Oliveira/Agecom

Escolas, instituições acadêmicas e organizações não governamentais já podem solicitar agendamento para visitas mediadas às exposições do Museu Câmara Cascudo (MCC). Os grupos podem ser compostos por dez a quarenta pessoas por horário, sem restrição de faixa etária, e devem fazer suas solicitações com antecedência mínima de dez dias, por meio de e-mail ou WhatsApp disponíveis no site www.mcc.ufrn.br/visita.

As visitas serão retomadas a partir de sexta-feira, 1º de março, com horários disponíveis pela manhã e à tarde, dentro do horário de funcionamento do Museu, de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.

O agendamento para grupos é dividido em duas etapas: inicialmente, os responsáveis pela visita entram em contato com o Setor Educativo, por e-mail ou WhatsApp, para fornecer os dados básicos do grupo e sugerir datas para a visita. Na segunda etapa, o setor educativo solicita o preenchimento de um formulário mais detalhado, com informações sobre os objetivos pedagógicos da visita, além de requisitos específicos para atendimento adaptado a pessoas com deficiência, incluindo transtornos do espectro autista ou déficit de atenção. Os responsáveis pelo agendamento devem concordar com as regras de visitação ao MCC, disponíveis na página de cadastro, que incluem a chegada com antecedência e a proibição de entrada com bolsas, alimentos e bebidas.

No ano de 2023, quase metade das visitas ao MCC foram realizadas em grupos, com o auxílio de mediadores culturais. Dos 24,9 mil visitantes, 12,3 mil vieram em 371 grupos, incluindo 285 turmas de escolas públicas, 63 de escolas privadas, 21 grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, um grupo de pessoas indígenas e um grupo quilombola. O museu também recebeu grupos escolares de estados como Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. O atendimento a pessoas com deficiência foi realizado em 98 grupos.

Os mediadores que conduzem as visitas às exposições são estudantes de graduação da UFRN, que passam por treinamentos periódicos relacionados aos temas das exposições em cartaz no MCC. Além disso, eles recebem capacitação para a preservação do acervo e para atender às necessidades específicas de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Atualmente, o MCC conta com dez exposições em exibição, incluindo duas exposições virtuais. Para mais detalhes sobre cada uma delas, visite www.mcc.ufrn.br.

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp