Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Alemanha acusa Rússia de “guerra de informação” após gravação militar

German Defence Minister Boris Pistorius makes statement in Berlin, Germany, March 3, 2024, on apparent eavesdropping of a call, after Moscow said a recording of German officers showed them discussing weapons for Ukraine and a potential strike by Kyiv on a bridge in Crimea.    REUTERS/Oliver Denzer
© REUTERS/Oliver Denzer

O ministro da Defesa da Alemanha disse neste domingo (3) que a Rússia está conduzindo uma “guerra de informação” com o objetivo de criar divisões dentro da Alemanha, em sua primeira reação à publicação na Rússia de um áudio de uma reunião de autoridades militares alemãs de alto escalão.

A mídia russa publicou na sexta-feira (1) uma gravação de 38 minutos de uma ligação na qual oficiais alemães foram ouvidos discutindo armas para a Ucrânia e um possível ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia, o que levou as autoridades russas a exigirem uma explicação.

No sábado (2), a Alemanha classificou o ato como um aparente ato de escuta e disse que estava investigando.

“O incidente é muito mais do que apenas a interceptação e publicação de uma conversa. É parte de uma guerra de informação que [o presidente russo, Vladimir] Putin está travando”, disse o ministro da Defesa, Boris Pistorius, neste domingo. “É um ataque híbrido de desinformação. Trata-se de divisão. Trata-se de minar a nossa unidade.”

O Kremlin negou repetidamente acusações de divulgação de informações falsas ou enganosas quando confrontado com alegações de outros países.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nas redes sociais na sexta-feira que “exigimos uma explicação da Alemanha”, sem detalhar suas preocupações específicas.

A embaixada da Rússia em Berlim não respondeu a um pedido de comentário.

Os participantes da teleconferência na gravação discutem a possível entrega de mísseis de cruzeiro Taurus a Kiev, que o chanceler alemão, Olaf Scholz, tem rejeitado publicamente até agora com firmeza. Eles também falam sobre o treinamento de soldados ucranianos e possíveis alvos militares.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falou a jornalistas no sábado sobre “planos astutos das Bundeswehr [Forças Armadas alemãs], que se tornaram aparentes devido à publicação da gravação. Esta é uma auto-exposição flagrante”.

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse neste domingo que a gravação indicava que Berlim estava se preparando para lutar contra Moscou.

* É proibida a reprodução deste conteúdo 

Agência Brasil

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube