A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó (RN), através do Centro de Controle de Zoonoses, concluiu mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – Liraa.
De acordo com os dados, Caicó está com 4,3% de índice de infestação predial do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya.
Mais de 80% dos focos encontrados em Caicó, estavam em depósitos rasteiros, que são, pratos do gelagua, depósitos de animais de estimação, vasos de plantas, depósito nos muros que ficam expostos à água. Os demais focos, cerca de 16%, foram encontrados nas caixas d’água.
Os agentes de endemias da cidade estão realizando trabalho educativo, eliminando possíveis criadouros do mosquito e também fazendo o tratamento das águas.
“Quando existe a notificação, logo é designada uma equipe com UBV costal para a referida localidade e num raio de 100 metros daquele quarteirão é feito o bloqueio com o uso de produtos preconizados pelo Ministério da Saúde. Outra ação que os agentes de endemias estão fazendo, é o recolhimento de pneus em borracharias e oficinas”, informou Luciélio Henrique, coordenador do CCZ.
Um meio para a população denunciar locais com possíveis focos, é o aplicativo Caicó Digital.
Outra informação que foi confirmada pela Sesap do Rio Grande do Norte, foi sobre a quantidade de casos notificados para arboviroses em Caicó.
Os dados são referentes ao período de 01 de janeiro a 18 de março de 2024.
Dengue
- Notificados: 190
- Confirmados: 05
- Descartados: 60
- Em investigação: 125
Chikungunya
- Notificados: 59
- Confirmados: 08
- Descartados: 09
- Em investigação: 42
Zika
- Notificados: 12
- Confirmados: 04
- Descartados: 02
- Em investigação: 06