Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Sete presos fogem de prisão em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza

Foragido do Presídio de Itaitinga no Ceará
Foragido do Presídio de Itaitinga no Ceará

Diário do Nordeste – Sete presos fugiram da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo (17). Na ação, oito detentos tentaram escapar da unidade, mas um foi impedido. Até o momento, nenhum dos outros sete foi recapturado.

Esses presos, segundo relatou ao Diário do Nordeste uma fonte que atua no sistema prisional, ficam especificamente em uma ala onde tem celas individuais que comportam, em média, oito internos. Nessa área há espaço próprio para banho de sol e foi por meio da quebra do pergolado do banho de sol que os detentos fugiram pelo teto da unidade.

Segundo a fonte, eles deixaram o local pelo portão da frente da unidade onde tem postos de vigilância que não estão sendo ocupados por falta de efetivo. 

Esse é um dos gargalos na unidade, diz a fonte: o baixo de efetivo, pois, informa, há apenas um policial na recepção conhecida por P2, um policial no quadrante, um policial no monitoramento e dois no posto interno. “Na hora da ronda esse dois policiais deixam o posto“, explica. O adequado, avalia a fonte, é ter no mínimo dois policiais por postos.

Além disso, relata, a unidade tem somente duas guaritas ativadas pela Polícia Militar, pois “não há efetivo suficiente para ativar a guarita  por policiais penais“. Na fuga deste domingo, um policial, conforme a fonte, chegou a ver os internos e tentou impedir “porém eram muitos presos e ele só conseguiu deter um preso“. 

Os fugitivos foram identificados como:

  1. Deyvison Amorim Alves de Mello
  2. Mateus Acelino da Silva
  3. Carduno Cardoso de Oliveira
  4. Jose Mateus de Sousa Mesquita
  5. Francisco Fabio Aragão da Silva
  6. Eilson Alves de Carvalho
  7. Anderson Gonçalves dos Santos

Diário do Nordeste entrou em contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). À noite, a pasta informou que um interno foragido foi recapturado durante a tarde e “que as diligências permanecem ininterruptas, junto às outras forças de segurança, para a recaptura dos outros 6 foragidos“.

A pasta afirmou ainda que está apurando as circunstâncias da fuga “para o esclarecimento do fato e as devidas responsabilizações“.

Com relação à denúncia de falta de efetvo, a SAP disse que, desde seu desmenbramento da Secretaria da Justiça, em 2019, “foram convocados 684 novos policiais penais. Atualmente, o sistema prisional do Ceará possui 3.700 policiais penais para 30 unidades prisionais”.

Em nota, a secretaria destacou o pagamento de gratificação extra a policiais penais atuantes em projetos de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, “o que mantém até 30% de aumento de efetivo nos plantões“. Além disso, o órgão esclareceu que 26 policiais penais estavam na unidade prisional no momento da fuga.

SEGUNDA FUGA DO MESMO DETENTO

Um dos presos que fugiu neste domingo, o Francisco Fabio Aragão da Silva, já havia fugido em outra situação. Condenado pela Chacina de Quixeramobim já tinha escapado de uma viatura onde era conduzido do Fórum Clóvis Beviláqua a uma unidade prisional, na Região Metropolitana, em novembro de 2022. A fuga ocorreu quando um viatura o levava de volta ao presídio após o julgamento que o condenou a 70 anos e 8 meses de reclusão.

Na ocasião, ele e outros dois condenados pela Chacina de Quixeramobim quebraram a grade da viatura (conhecida como “corró”) e pularam do veículo em movimento. Em janeiro de 2023, ele foi recapturado por policiais penais e civis no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp