Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Bolsonaro pode ser preso por se hospedar na embaixada da Hungria? Entenda

Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria — Foto: Reprodução/NYT

Se for confirmado que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se hospedou na embaixada da Hungria para evitar uma possível prisão, ele poderá enfrentar detenção por tentativa de fuga pela Polícia Federal (PF), conforme explicaram dois advogados criminalistas ao Estado de Minas.

Na segunda-feira 25, o New York Times divulgou imagens do interior da embaixada onde Bolsonaro supostamente buscou asilo, quatro dias após ter seu passaporte confiscado pela Polícia Federal (PF) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas imagens publicadas pelo jornal americano, o ex-presidente parece ter permanecido na embaixada nos dois dias seguintes, acompanhado por dois seguranças e sendo atendido pelo embaixador húngaro e membros da equipe.

Bolsonaro é alvo de diversas investigações criminais, no entanto, ele não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolha, pois esses locais são legalmente protegidos contra as autoridades domésticas.

Questionado sobre a situação, o advogado criminalista Paulo Crosara afirmou que, se for comprovado um plano de fuga por parte do ex-presidente, a prisão preventiva poderá ser decretada para “garantir a aplicação da lei penal”, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal.

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp