Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química

HUOL

Um estudo desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio União Química. Com o título “Uso da metadona no controle álgico pós-operatório em cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado duplo cego”, a pesquisa foi realizada por Juliana Mendonça Freire, à época, residente do Hospital.

O estudo trouxe informações relevantes para a área da anestesiologia comprovando que a dose única da metadona (medicamento analgésico) no intraoperatorio é suficiente para controle da dor. Sendo assim, o procedimento dispensa a utilização de outros métodos invasivos, como bloqueios de Neuroeixo (sistema nervoso central) ou periféricos. A pesquisa também apontou uma redução no consumo de opioide pós-operatório.

“Na cirurgia bariátrica, um dos grandes desafios pós-operatório é o manejo de sua dor, o que influencia diretamente no tempo de internação hospitalar e satisfação do paciente”, explica Juliana Mendonça. De acordo com ela, além da obtenção de um “melhor manejo álgico” dos pacientes no pós-operatório com a utilização da metadona, o procedimento também contribui com “uma alta hospitalar precoce”.

Estudo que, de acordo com o coordenador da Residência Médica em Anestesiologia do Huol, Wallace Andrino, traz notoriedade e aperfeiçoamento técnico ao Hospital, devido às demandas existentes, gerando melhoria aos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A realização desse estudo teve impacto na instituição dado o grande número de cirurgias bariátricas que são realizadas aqui (…) A rotatividade de leito é um indicador importante ao se tratar de um hospital de referência com grande demanda cirúrgica”, observa. 

Prêmio

A premiação foi direcionada a residentes e médicos em especialização em Anestesiologia no Brasil. Os finalistas participaram da 2ª etapa de avaliação e da classificação final, em São Paulo, no último dia 11 de abril. Ao todo, quatro pesquisadores foram premiados, sendo dois de hospitais da Rede Ebserh: Além de Juliana Mendonça Freire, que conquistou o 3º lugar na categoria “Pesquisa concluída”, Geórgia Coêlho de Alencar Barreto, do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza (CE), foi o 1º lugar no prêmio União Química na mesma categoria.

“Foi uma honra levar o nome da nossa instituição e residência médica para um prêmio no âmbito nacional, concorrendo com diversos trabalhos de alto nível”, expressa Juliana. “Ao ser premiada, me senti muito feliz e grata pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe, Anestesiologia, Cirurgia e Enfermagem. Sem esse trabalho em conjunto não conseguiríamos realizar a pesquisa e obter os frutos dela”, completa.

Para a pesquisadora, o reconhecimento do estudo desenvolvido na região Nordeste também fortalece novas oportunidades para o setor. “As pesquisas relacionadas a Anestesiologia ainda se concentram nos grandes centros como São Paulo. Esse prêmio traz incentivo para ampliar a pesquisa nessa área em outros serviços e assim contribuir para expansão da pesquisa no nosso país”. 

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp