Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Estudantes de Irlanda e Suíça fazem protetos contra guerra em Gaza

Estudantes do Trinity College, de Dublin, e da Universidade de Lausanne, na Suíça, realizaram ocupações para protestar contra a guerra de Israel em Gaza, juntando-se a uma onda de manifestações ao redor de campi universitários dos Estados Unidos.

Em Dublin, estudantes construíram acampamentos na sexta-feira (3) que forçaram a universidade a restringir acesso ao campus neste sábado (4) e fechar a exibição do Book of Kells, uma das principais atrações turísticas da Irlanda.

O acampamento foi armado após o sindicato dos estudantes dizer que foi multado em 214 mil euros pela universidade por perdas causadas pelos protestos nos últimos meses, não exclusivamente sobre Gaza. Os manifestantes estavam exigindo que o Trinity cortasse laços acadêmicos com Israel e vendesse seus investimentos em empresas associadas a Israel.

O presidente do sindicato dos estudantes, Laszlo Molnarfia, publicou uma foto de bancos empilhados na entrada do prédio que abriga o Book of Kells, um manuscrito iluminado criado por monges celtas em aproximadamente 800 d.C.

O Trinity College afirmou que restringiu acesso a alunos, funcionários e moradores para garantir a segurança e que a exibição seria fechada neste sábado.

Em Lausanne, cerca de 100 estudantes ocuparam um prédio para apoiar as demandas, que incluem o fim da cooperação científica com Israel.

“Palestinos estão morrendo há mais de 200 dias, mas não estamos sendo ouvidos”, disse um manifestante à televisão suíça neste sábado.

A universidade afirmou que a ocupação poderia continuar até segunda-feira, se não atrapalhasse o trabalho no campus.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Agência Brasil

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube