Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar
Banner Gov RN

Matrícula antecipada para estudantes com necessidades educacionais específicas tem início hoje

estudanteProfessores da rede municipal de natal discutem ensino remoto educação planejamento
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em parceria com a União dos Dirigentes dos Municípios do Rio Grande do Norte (Undime), realizou o lançamento da matrícula antecipada para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) 2024. O evento, realizado em forma de seminário virtual, teve como objetivo principal refletir sobre a configuração da modalidade de Educação Especial inclusiva, promovendo uma abordagem equitativa, transversal e colaborativa entre os entes envolvidos.

Na rede estadual, as matrículas para novos estudantes com necessidades educacionais específicas serão realizadas no período de 22/11 a 08/12 pelo portal do Sigeduc, plataforma online de gestão educacional, disponível em www.sigeduc.rn.gov.br. Em 2024, a ação ocorre em articulação com a Undime, visando aprimorar a organização das redes estaduais e municipais de ensino do Rio Grande do Norte para melhor atender às especificidades educacionais dos estudantes.

A matrícula antecipada para estudantes com NEE foi iniciada em 2004 e busca garantir a matrícula de estudantes apoiados pela Educação Especial.

“É essencial que nossas escolas tenham essa matrícula realizada com antecedência para que possamos pensar estrategicamente e proporcionar às escolas a organização dos recursos necessários à acessibilidade pedagógica, física e linguística”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Para apresentar e discutir as diretrizes e práticas inclusivas com educadores de todo o RN, a SEEC, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e da Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP), realizou diversas atividades, entre os dias 16 e 17 de novembro, data do seminário, como a Conferência “Educação Especial Inclusiva: equidade, transversalidade e colaboração”, a palestra “Educação Especial Inclusiva: Direitos e deveres na relação família e escola”, além de relatos de experiências com práticas de inclusão escolar.

O evento, transmitido pelo canal da SEEC no YouTube, ampliou o acesso para educadores de todo o estado.

Destinado ao público composto por Secretários de Educação do Estado e dos Municípios do RN, Gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), Coordenadores Pedagógicos das Direcs, Supervisores de Educação Especial e Diversidade, bem como técnicos da pasta de Educação Especial, o seminário “busca fortalecer a colaboração entre os diversos agentes envolvidos na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade”, conforme declara a professora Maria do Carmo, subcoordenadora de Educação Especial da SEEC.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube