Bucho Cheio destaca valores da gastronomia caicoense

Guia Bucho Cheio começa a cirular na cidade de Caicó e região
Guia Bucho Cheio começa a cirular na cidade de Caicó e região

Contemplado com o edital Economia Criativa, do Sebrae no Rio Grande do Norte, o Bucho Cheio – Guia Gastronômico de Caicó já circula com distribuição gratuita de dois mil exemplares. O projeto foi aprovado na categoria editoração no edital de número 02/2015, também conhecido como edital de incentivo a projetos de economia criativa.

A publicação foi coordenada pelo jornalista Raildon Lucena, da Referência Comunicação, e pelo nutricionista Diogo Vale, professor da UFRN, trazendo aspectos gastronômicos, culturais, históricos, econômicos e nutricionais da cozinha caicoense.

O Guia abre com um destaque para a fama da carne de sol de Caicó, e a posição do município como maior bacia leiteira do estado, fazendo uma relação histórica com a ocupação do semiárido pela pecuária. “Além da carne bovina, destacamos as carnes ‘miúdas’, frutas, verduras, doces e bebidas tradicionais da mesa caicoense. Os artigos e matérias são intercalados por receitas e informações nutricionais dos alimentos”, observa Diogo Vale.

O potencial da indústria de alimentos de Caicó foi outro destaque do Bucho Cheio. A matéria é acompanhada por artigo de Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN, instituição que também apoiou a publicação. “O Seridó tem sabor e grife. Qualquer produto do Seridó, pela qualidade e pela identidade regional, é fabricado para ser um campeão de vendas”, destaca Amaro Sales em seu artigo. A FIERN destaca que são 142 indústrias formais de alimentos na região sendo 37% das empresas concentradas em Caicó.

Por fim, apresentamos o caso de sucesso de três restaurantes criados por caicoenses que são destaques em capitais: Camarões (Natal/RN), Maracangalha (São Luís/ MA) e Brasil Vexado (Brasília/DF). São empreendimentos surgidos da tradição da culinária regional”, enfatiza Raildon Lucena.

Além da distribuição em escritórios do Sebrae e da FIERN, 15% dos exemplares foram destinados para as bibliotecas municipais. “Será uma fonte de pesquisa para professores e alunos da rede pública”, ressalta Socorrinho Mariz, secretária de Educação de Caicó. Outra remessa também será distribuída para escolas privadas e faculdades do município.

A Referência Comunicação também pretende disponibilizar o arquivo para consulta pela internet. Uma segunda edição do Bucho Cheio está sendo programada para ser lançada no segundo semestre deste ano.