
A Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (13), o Dia ‘D’ de vacinação para imunizar a população contra a influenza, dengue e outras doenças. Todas as UBSs de Caicó (RN) funcionaram.
Contra a influenza, foram aplicadas 1.127 doses. Outras 692 vacinas contra a dengue e outros imunizantes foram aplicadas, perfazendo um total de 1.918 doses.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomenda a todos os municípios do Rio Grande do Norte que realizem, no sábado (05), um dia D de vacinação contra a influenza e febre amarela, mantendo os postos de saúde abertos com horários estendidos e facilitando o acesso da população.

“A estratégia de definição de um dia ‘D’, possibilita a oportunidade de vacinação para as pessoas que tem dificuldade de acesso durante os demais dias da semana. Além disso, quando estas datas são promovidas tem apresentado resultados bastante positivos, principalmente quando é realizada uma ampla divulgação para a população“, explicou Iraci Nestor, técnica do Programa Estadual de Imunização.


O Secretário Municipal de Saúde, Gedson Santos, informou o resultado do ‘Dia D’ de vacinação em Caicó, realizado no último sábado (14). “Foram aplicadas 2.715 doses, num único dia, das vacinas Influenza, Covid-19 – mono e bivalente – e Febre Amarela, em oito unidades de saúde”, contabilizou.
O Secretário, Gedson Santos, ainda afirmou que as pessoas que não conseguiram ser imunizadas, devem procurar a UBS mais próxima: “Às unidades de saúde estão abastecidas para receber a população, uma vez que o Ministério da Saúde abriu a vacinação para todos os grupos prioritários, principalmente contra a Influenza “gripe””, concluiu.

O Ministério da Saúde (MS) realizará a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) convoca a população que faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério a comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, para garantir sua proteção contra a Influenza.
A campanha é uma das medidas de prevenção mais importantes contra a Influenza, uma infecção respiratória aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo para a vacinação, além de contribuir para a redução da circulação viral, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do ensaio clínico da fase III da vacina tetravalente contra a influenza, produzida pelo Instituto Butantan. “O estudo tem o objetivo de avaliar a segurança, imunogenicidade e consistência de resposta imune nos lotes da vacina”, informou a Anvisa.
Em 2019, a agência já havia autorizado a realização do ensaio clínico referente à versão inicial do protocolo clínico da vacina. Em razão da pandemia de covid-19, o ensaio só começou em 2021. Em 2022, o Butantan comunicou a interrupção do estudo, antes de ter completado o número de participantes necessários.