Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Mais de 30 municípios não terão como pagar o 13° no RN

Prefeituras terão dificuldade de pagar salários
Prefeituras terão dificuldade de pagar salários

Dos 112 prefeitos potiguares ouvidos na Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mais de 30 disseram não ter como pagar o 13º dos servidores. A Previsão da Federação dos Municípios do RN (Femurn) é esse número pode chegar a 50. Este tema será discutido nesta sexta-feira, 11, em assembleia dos prefeitos em Natal.

Em nível nacional, o estudo da CNM revela que para 43% dos municípios pesquisados não será possível pagar o 13º. Certamente o cenário de instabilidade na economia brasileira aliado à queda de repasses vitais, como o FPM torna a missão dos prefeitos de fechar as contas em dia quase impossível. A pesquisa CNM ouviu 4.080 prefeituras, que representam 73% dos municípios brasileiros.

A maioria dos municípios diz enfrentar problemas no custeio da Educação. Para 58% dos entrevistados, os recursos são insuficientes para manter o transporte escolar. 56% dos respondentes reclamam da escassez de recursos para o pagamento do Piso do Magistério em 2016, principalmente depois do futuro reajuste.

Dificuldade pior é na área de saúde. O principal problema é a falta de medicamentos, seguido da falta de profissionais da área, principalmente médicos. Em 30% das prefeituras houve paralisação dos equipamentos. Alguns deles, inclusive, registraram a retirada de ambulâncias de circulação e fechamento de postos de saúde.

Medidas

A medida mais comum foi reduzir as despesas de custeio, como água, luz e material de expediente, por exemplo. Sem recursos, o corte de pessoal foi mais uma medida adotada para sobreviver. A expectativa é que os recursos extras que entram em dezembro permitam pagar contas mais urgentes e, em seguida, as Prefeituras fazerem novos cortes de pessoal.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp