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Lombada eletrônica – Reduzir ou acelerar, eis a questão

Os mitos sobre as lombadas eletrônicas
Os mitos sobre as lombadas eletrônicas

Ninguém gosta de congestionamentos no trânsito, certo? Mas muitos deles poderiam ser evitados ou, pelo menos, minimizados, se alguns motoristas mudassem o comportamento. Por exemplo: passar pelas lombadas eletrônicas com velocidade igual ou um pouco abaixo da informada na placa já ajudaria bastante. Há uma prática facilmente perceptível de muitos motoristas de reduzir excessivamente a velocidade quando este se aproxima de uma lombada eletrônica. Se o limite é 80 km/h, muitos passam com 60, 50 e até 40 km/h, por exemplo. Quando o limite é de 50 km/h, como em frente ao Hospital de Emergência e Trauma, na BR 230, em João Pessoa, as velocidades são reduzidas para até 20 km/h. Essa redução excessiva provoca um fenômeno, a “onda zero”.

Como nasce a onda zero? – Em um limite de 50 km/h, por exemplo, o primeiro carro reduz para 40, o segundo para 35, o terceiro pra 30, e essa redução vai até aquele condutor que tem que parar o seu carro por causa do que está à sua frente, isto é, a velocidade é nula (0). Ele só quer evitar a colisão traseira. E a partir daí tantos outros que seguem na fila acabam parando também. O problema é ainda maior, pois os que pararam têm que sair do “0”; um por um. A essa altura o congestionamento já será grande.

Por que isso acontece? – Por medo de ser multado; por falta de confiança no equipamento ou por excesso de zelo, o que precisa ficar claro é que os radares são aferidos pelo Inmetro, descartando com isso a possibilidade de erro. Mesmo assim existe uma margem de erro que é considerada. Esta margem gira em torno de 7% para mais, o que beneficia o motorista. Na prática, funciona assim: A lombada que foi regulada para flagra veículos acima de 80 km/h só capta o excesso a partir de 85,6 km/h. Naquelas onde o limite é de 50 km/h, você só será multado de passar com velocidade superior a 53,5 km/h.

As lombadas são instaladas em locais onde existem retornos ou pontos de grande travessia de pedestres. O objetivo é evitar colisões e atropelamentos. Mas se você passar por ela na velocidade limitada pela placa ou um pouco abaixo dela, os congestionamentos irão diminuir consideravelmente. Todos que estão no trânsito serão beneficiados.

Dr. DINNA Oliveira
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