Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Lava Jato: PGR pede ao STF novo inquérito contra Eduardo Cunha sobre Furnas

Eduardo Cunha teria operado organização criminosa em Furnas - (FOTO: Eduardo Cruz/ Agência Brasil)
Eduardo Cunha teria operado organização criminosa em Furnas – (FOTO: Eduardo Cruz/ Agência Brasil)

O procurador-geral da República pediu, na última sexta-feira, 29 de abril, a abertura de um novo inquérito contra o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O pedido tem como base a colaboração premiada do senador Delcídio do Amaral, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e é relacionado à Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras.

O pedido de abertura está na Pet nº 6015, que também pediu abertura de um inquérito contra o senador Aécio Neves, mas refere-se a caso diverso.

Em seus depoimentos, Delcídio do Amaral falou sobre a ligação da atual diretoria de Furnas a Cunha e a relação do deputado com o operador financeiro Lúcio Funaro.

O pedido de abertura de inquérito aponta que Cunha foi o responsável por alterar a legislação do setor energético, em 2007 e 2008, para beneficiar seus interesses e de Funaro, com a relatoria de medidas provisórias (396/2007 e 450/2008) que favoreceram a empresa Serra da Carioca II, na época em que um indicado de Cunha, Luiz Paulo Conde, ocupava a presidência da subsidiária.

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube