Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Caicó vive semana de atividades em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha

Em alusão aos 10 anos de criação da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Caicó realiza uma semana de atividades e debates com a agenda voltada para tratar do tema de diversas maneiras. A programação começa nesta segunda-feira(08), com divulgação da campanha nas rádios com participação de Priscila Brandão coordenadora da vigilância socioassistencial/assistente social) e Keila Karoline (Técnica de referência do CRAS “Dona Vicência”/Assistente Social) além de atividades nos grupos de SCFV e PAIF.

Na terça-feira(09) a programação continua com debate nas emissoras de Rádio acerca da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município de Caicó tendo como participante Sandra Fernandes(Psicóloga do CREAS) e Elba Faria (Coordenadora de políticas públicas para as mulheres) além de atividades nos grupos de SCFV e PAIF que também serão realizadas na quarta-feira(10).

As atividades serão encerradas na quinta-feira(11) com blitz informativa e café da manhã para mulheres beneficiarias do programa bolsa família e profissionais dos serviços sócio/assistenciais a partir das 08hs no Centro Administrativo. “Queremos, com essas atividades, ampliar e expandir o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha. Ainda há muitas mulheres que sofrem com a violência e não sabem como proceder. Elas não têm conhecimento dos seus direitos. Vamos discutir também o assunto com profissionais que trabalham diretamente com o enfrentamento à violência”, declarou Soraya Dias, Secretaria de Assistência Social.

Sobre a Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. É normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa. No Brasil, segundo dados da Secretaria de Política para Mulheres, uma em cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. Cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006 e, já no dia seguinte, o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube