Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Ministério da Agricultura suspende credenciais de laboratórios envolvidos na 3ª fase da Carne Fraca

Ministério da Agricultura suspende credenciais de laboratórios envolvidos na 3ª fase da Carne Fraca

O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que suspenderá de maneira preventiva os credenciamentos dos laboratórios alvos da 3 ª fase da Operação Carne Fraca, deflagrada na manhã desta segunda (5). Os laboratórios eram credenciados à pasta e aos setores de análises da BRF, uma das maiores processadoras de proteína do mundo. Segundo as investigações, os locais são acusados de fraudar os resultados laboratoriais relacionados a Salmonella, tipo de bactéria que pode até causar a morte. O novo desdobramento da ação foi batizado de “Operação Trapaça”.

Com as fraudes, os laboratórios entregavam ao Serviço de Inspeção Federal dados inexistentes sobre a análise dos produtos. A suspensão dos estabelecimentos envolvidos da lista de exportadores também está entre as medidas que o ministério promete tomar, após mais um escândalo ligado a qualidade dos produtos brasileiros de origem animal. Outra medida que o ministério promete adotar é o aumento da fiscalização, com maior frequência de amostragem nas empresas suspeitas até o fim das investigações.

Durante a operação desta segunda, foram cumpridas 91 ordens judiciais, distribuídas pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. Um dos presos na ação foi o ex-diretor global da BRF Brasil Foods, Pedro de Andrade Faria. Outras pessoas ligadas à empresa também foram detidas, como o ex-vice-presidente Hélio Rubens Júnior e o gerente jurídico Luciano Bauer.

O ministério reforça que a presença da Salmonella é comum em carne de aves, já que faz parte da flora intestinal dos animais. Entretanto, relembra que os procedimentos adequados de preparo e consumo minimizam as chances de infecção.

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube