Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Opinião: Caicó, o problema crônico da falta de segurança e a falta de respostas da autoridades

Em meio a onda de assaltos e furtos registrados em Caicó (RN) nos últimos meses, aconteceu nesta quarta-feira (23), a mudança do comando do 6º Batalhão da Polícia Militar. Confesso que fiquei curioso para saber o motivo da saída do Ten. Cel. Carlo Sousa. Torço para que o Major Cirne faça um bom trabalho.

Bem, olhando para o sistema de segurança pública instalado em Caicó, nós temos a Polícia Militar e a Polícia Civil, que são duas forças de combate a criminalidade que tem, por ofício, manter a lei e a ordem, sendo que a segunda, tem uma estrutura de pessoal deficitária. Sei que isso ocorre no âmbito estadual por completo, mas, vamos nos ater a Caicó. Recentemente, o efetivo da Delegacia Municipal, que é comandada pelo delegado Leonardo Germano, foi “cortado”. Alguns dos policiais foram realocados. Agora, fazem parte das equipes do Plantão.

Eu pergunto, quem está investigando os assassinatos, os roubos, os furtos e toda sorte de crime que é de responsabilidade da mencionada delegacia? Só o delegado e uns dois ou 3 agentes que sobraram? Ora, se for, isso é uma absurdo. A demanda existente na DM é muito grande. Quando isso vai mudar? Quando a Polícia Civil de Caicó vai ter efetivo suficiente? Quando vai se instalar uma especializada de roubos e furtos nesta cidade? Acho que as perguntas ficarão sem respostas ou não, pois irão dizer que não tem efetivo suficiente no estado e blá, blá, blá.

Tenho que registrar que o delegado Leonardo Germano e seus poucos e bravos policiais civis, fazem das tripas coração para dar vasão a demanda.

A Polícia Militar tem suas dificuldades, mas, também está tentando todos os dias cumprir seu ofício de “linha de frente”, o trabalho ostensivo. Vejam a quantidade de motos recuperadas, de ocorrências atendidas, entre tantas outras. Aí, quem está olhando a coisa de cima, acha que se mandar o BOPE e o BPChoque pra Caicó pra passar alguns dias vai resolver um problema que é muito mais complexo. Bem, mas, se os policiais dos grupos especiais estão vindo, ótimo! Beleza! Agora, será que não está na hora de pensar em ações mais resolutivas?

Eu não quero aqui “ensinar Pai Nosso a Vigário”, mas, o que está faltando para se montar uma grande operação e prender umas 30 pessoas e desarticular, pelo menos por um tempo, o crime organizado instalado nesta cidade e região?

Pois bem, enquanto nada acontece, o povo vai sofrendo, pois está a mercê dos bandidos que querem vida fácil as custas de quem trabalha honestamente.

Se alguém se feriu com que escrevi, me desculpem, não foi pessoal. Falo em nome dos que não tem voz e estão sob a mira de pistolas, de revólveres.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube