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Caicó: Ceres/UFRN realiza evento sobre neurociência e matemática

Evento acontece no Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN em Caicó

O Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (Gencem), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), promove evento com objetivo de discutir aspectos relacionados à neurociência e à educação matemática. Intitulada 1° Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, a ação acontece no período de 8 a 10 de setembro, em formato híbrido, a partir das 7h30.

Toda a programação acontece no Ceres e conta com palestras, oficinas, minicursos, comunicação oral e momentos culturais. O evento vai ser transmitido para aqueles que optarem pelo formato remoto. Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição cujo preço varia de acordo com o grupo: R$ 100,00 (docentes do ensino superior), R$ 60,00 (professores da educação básica ou gestores educacionais, estudantes de pós-graduação e profissionais de outras áreas), R$ 30,00 (estudantes de outras instituições) e R$ 15,00 (graduandos da UFRN).

A ação tem como objetivos fomentar a difusão do conhecimento e eventos científicos no interior do Rio Grande do Norte, além de impulsionar e estimular o desenvolvimento e a produção da pesquisa em educação matemática na região do Seridó. Somado a isso, visa contribuir para a formação inicial das licenciaturas em Pedagogia e Matemática, promovendo diálogos que proporcionem reflexões entre os participantes que atuam nessas áreas. 

Etienne Lautenschläger, professora e coordenadora do Gencem, afirma que um dos grandes desafios da educação atualmente é buscar estratégias para melhorar o ensino de matemática e, principalmente, ajudar os alunos com dificuldades nessa disciplina.  A docente explica que a neurociência cognitiva é um campo interdisciplinar, envolvendo conhecimentos da genética, biofísica e neurociência computacional, que investiga potenciais neurais para processos mentais.

Em meio aos desafios enfrentados pelos educadores, a educação está mudando e exige novas adequações. Direcionando nosso olhar para o ensino da Matemática, as principais avaliações do Brasil e do mundo revelam resultados insuficientes dos alunos brasileiros. Diante deste cenário, criamos o Gencem, cujo objetivo é estreitar a relação entre as Ciências Cognitivas e a Educação Matemática, bem como desenvolver intervenções educacionais neurocognitivamente fundamentadas. O grupo é formado por estudantes, professores de educação básica e reconhecidos pesquisadores de diferentes áreas”, pontua a docente.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Gencem pelo e-mail [email protected]

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