Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Taxa de transmissão da Covid é a maior desde julho no Brasil

(Foto: Unsplash/Fusion Medical Animation)

A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil voltou a subir neste mês e é a mais alta desde julho de 2022. O número de casos acende um alerta para a possibilidade de uma nova onda da doença em todo o mundo.

De acordo com dados da plataforma InfoTracker, a taxa de transmissão registrada nesta quarta-feira (9) é de 1,18. Ou seja, 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para 118 pessoas. No dia 25 de julho, a taxa era de 1,19 e, desde então, o número vinha em queda.

A ferramenta InfoTracker é desenvolvida pela UNESP, USP e CeMEAI e calcula também a projeção para as próximas semanas.

Para o dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República que acontece numa terça-feira, a taxa prevista é de 1,35.

A taxa de transmissão acima de 1 significa uma aceleração de casos e que cada infectado está transmitindo o vírus para mais de uma pessoa. O ideal é que a taxa seja igual ou inferior a 1.

O aumento de casos da doença vem sendo causado pelo surgimento de uma nova subvariante, que está sendo chamada de BQ.1. Trata-se de um desdobramento da variante ômicron, que provocou uma onda de casos no Brasil entre o final de 2021 e início de 2022.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a nova subvariante, que já está em circulação em cerca de 70 países. No Brasil, ao menos cinco estados já registram casos da BQ.1.

CNN Brasil

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp