
A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (17) as imagens da apreensão de cerca de mil armas na Operação Desarmada 3, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e afirmou que a ação realizada na quarta-feira (15) foi a maior apreensão de armas já realizada em toda a história da corporação.
As armas ainda eram contabilizadas e catalogadas pela Polícia Federal nesta sexta, mas a PF afirmou que são cerca de mil. Entre elas, estão cinco fuzis, três metralhadoras Uzi, diversas carabinas, pistolas, revólver, entre outros, além de milhares de unidades de munição.

O combate ao crime organizado tem sido uma das prioridades do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Nos últimos anos, dezenas de operações foram realizadas no Estado, tendo como destaque recente a operação Carteiras, que levou à prisão advogados envolvidos com facções criminosas, e a operação Plata, que investiga o esquema de lavagem de dinheiro envolvendo dezenas de pessoas. Após denúncias oferecidas à Justiça, o MPRN já obteve as primeiras condenações.
Nesta semana, uma advogada e dois internos, investigados pelo MPRN na operação Carteiras, deflagrada no ano passado, foram condenados por integrar uma organização criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais potiguares. Os três trocavam mensagens através de bilhetes e conversas pessoais, estabelecendo a comunicação dos chefes da organização criminosa com outros integrantes que estão nas ruas.

Considerando a necessidade de proteger a integridade de quem frequenta as instalações físicas da Justiça potiguar, incluídos os magistrados, servidores, cidadãos e o público em geral, a Presidência do TJRN e a Corregedoria Geral de Justiça definiram como será o expediente externo das unidades administrativas e judiciárias do Poder Judiciário norte-rio-grandense, durante o período de ataques orquestrados pela criminalidade organizada às instituições públicas e privadas. Nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, o horário de atendimento externo será o das 8h às 14h, com atendimento presencial reduzido. O documento é assinado pelo presidente da Corte de Justiça e pelo corregedor geral de Justiça, desembargadores Amílcar Maia e Gilson Barbosa, respectivamente.
A medida consta da Portaria Conjunta nº 15, divulgada na quinta-feira (16). A decisão observa a situação dos ataques criminosos ao patrimônio público e privado em diversos municípios potiguares, incluindo alguns prédios de Fóruns de Justiça, e da necessidade de proteger a integridade de quem frequenta as instalações do Judiciário estadual. Considera ainda, pedidos apresentados pela Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) e pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (SindJustiça).


O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que vai enviar tropas para auxiliar as ações de segurança no Rio Grande do Norte, estado que está sob ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares em quatro dias.
“O Pará vai ajudar o Rio Grande do Norte, enviando 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar para apoiar as ações de segurança pública em várias cidades do estado, que desde a última terça-feira, estão sendo alvos de ataques realizados por facções criminosas”, afirma Helder.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte tem atuado em diferentes perícias relacionadas com as ocorrências que acontecem no RN nos últimos dias.
E uma das frentes é o Setor de Perícias em Biometria e Papiloscopia Aplicadas, responsável por buscar impressões digitais em diversos objetos e superfícies relacionados com cenas de crimes.


Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) identificaram nesta quinta-feira (16), três suspeitos por ordenar ataques no Rio Grande do Norte.
O primeiro deles, Judson Bezerra Araújo Batista, conhecido como “Bebezão”, atualmente cumpre pena no estado da Bahia (BA). Durante uma busca, realizada em sua cela pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização daquele estado, foram encontrados e apreendidos dois aparelhos celulares, utilizados por ele para ordenar ataques.


O prédio do Destacamento da Polícia Militar na cidade de São Vicente, cidade localizada na Serra da Santa’Ana, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi alvo de ataque por criminosos na madrugada desta sexta-feira (17).
De acordo com o que apuramos, por volta de 1 hora, os bandidos jogaram coquetel molotov em um carro do Conselho Tutelar que estava à disposição da PM local. O veículo ficou completamente destruído pelas chamas. Os policiais tinham acabado de chegar das rondas realizadas na cidade. Quando ouviram o barulho. Ao saírem, viram o carro já em chamas. Não deu pra conter o fogo.


O Fortaleza não conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores após ser derrotado por 2 a 1 pelo Cerro Porteño (Paraguai), nesta quinta-feira (16) no estádio La Olla, em Assunção. O Leão do Pici já estava em situação complicada na terceira fase prévia da competição após perder de 1 a 0 para os paraguaios no confronto de ida, na última semana no Castelão. Agora o Fortaleza seguirá para a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Precisando marcar gols para continuar sonhando com a classificação para os grupos da Libertadores, o Fortaleza se esforçou para abrir o marcador, criando a primeira oportunidade logo aos seis minutos com Lucero e Thiago Galhardo. Porém, o Cerro foi mais eficiente e superou o goleiro João Ricardo aos 37 minutos com Carrizo, que aproveitou bola que explodiu na trave para finalizar de primeira.


O sorteio do concurso 2.574 da Mega-Sena foi realizado na noite dessa quinta-feira (16) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Não houve ganhadores.
O prêmio acumulou e para o próximo concurso, no sábado (18), é estimado em R$ 45 milhões. As dezenas sorteadas foram: 12 – 17 – 43 – 44 – 48 – 60.

A zebra deu as caras em São Januário. Após um 0 a 0 no tempo normal, o Vasco foi eliminado pelo ABC nos pênaltis, nesta quinta, pela segunda fase da Copa do Brasil. Com uma atuação muito abaixo do esperado, o time de Barbieri teve dificuldades para impor seu estilo de jogo e acabou abusando de bolas longas e cruzamentos na área, muitos deles sem oferecer real perigo, enquanto o ABC investiu nos contra-ataques. No segundo tempo, a equipe visitante foi perdendo fôlego e deixou de chegar no campo de ataque. O Vasco, por sua vez, tentou pressionar, mas a pouca efetividade cobrou um preço alto. Nos pênaltis, Walfrido perdeu o terceiro, e o time da casa teve a chance de fechar a série e garantir a classificação com Pedro Raul. No entanto, o atacante acabou chutando para fora, e Orellano desperdiçou a sétima cobrança. Wellington Reis, por sua vez, converteu a última e garantiu a classificação ao ABC.
O Vasco precisa juntar os cacos para encarar o Flamengo, no domingo, às 18h (horário de Brasília), pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca. Na ida, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, e o time de Barbieri precisa de uma vitória para garantir uma vaga na final da competição. Já o ABC encara o América-RN, no domingo, às 16h (horário de Brasília), pelo Campeonato Potiguar.


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17) uma operação envolvendo as polícias Civil, Militar e Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no litoral sul potiguar. Além do tráfico de drogas e assaltos, o grupo criminoso tinha como característica principal matar e atentar contra agentes de segurança pública. Pelo menos 4 policiais foram alvos de atentados nos últimos 5 anos. Um policial e a esposa de um policial foram mortos.
A operação, que recebe o nome de Normandia*, cumpriu 54 mandados judiciais em 22 alvos, sendo 30 de prisões preventivas e 24 buscas. A ação contou com o efetivo de mais de 100 policiais e o apoio do helicóptero 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A Segurança Pública do Rio Grande do Norte será reforçada nesta sexta-feira (17), com o incremento com 30 policiais militares do Ceará e outros 30 PMs da Paraíba, além de três helicópteros (um de cada estado e uma terceira aeronave cedida pela Polícia Rodoviária Federal). O reforço na segurança é uma medida de cooperação entre estados vizinhos para combater os atos criminosos.
Os policiais militares cearenses e paraibanos vão atuar em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, em operações conjuntas com as forças de segurança estaduais.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instituiu um gabinete de crise para estabelecer medidas estratégicas e integradas a serem adotadas durante o período de ataques orquestrados pela criminalidade organizada às instituições públicas e privadas em todo o Estado. A portaria que institui o gabinete será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).
O gabinete de crise tem por atribuição elaborar um Plano de Gerenciamento de Crise; envidar esforços conjuntos na investigação dos crimes praticados, diretamente ou mediante acompanhamento das investigações da Polícia Civil; promover medidas de políticas públicas pertinentes; verificar a regularidade, a adequação e a eficiência da atividade policial, bem como a tutela de direitos transindividuais vinculados às atividades e aos serviços de segurança pública e persecução criminal; interagir e cooperar com órgãos de inteligência municipais, estaduais e federais; dentre outras medidas que se mostrem cabíveis.