Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Polícia Civil disponibiliza sistema on-line para solicitar medidas protetivas de urgência

Polícia Civil disponibiliza sistema on-line para solicitar medidas protetivas de urgência

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte disponibilizou um sistema para a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) de forma on-line, através do site da Polícia Civil do RN. Disponível a qualquer hora, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido. É mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil.

A mulher vítima de violência doméstica não precisa ir até à delegacia, no primeiro momento. A partir do acesso ao site da Polícia Civil, no ambiente da Delegacia Virtual (http://www.policiacivil.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=232906&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA), a usuária passa por algumas etapas iniciais até o preenchimento do Formulário Nacional de Risco.

O sistema foi desenvolvido no intuito de garantir o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica às solicitações de medida protetivas. A comunicação é registrada por meio da Delegacia Virtual, do SINESP.

*Como solicitar:*

Para solicitar o pedido de medida protetiva on-line, a mulher vítima de violência acessa o sistema utilizando o número do CPF e a senha da conta gov.br. Quem não tem esse cadastro no gov.br, precisa fazê-lo. Em seguida ela preencherá um formulário eletrônico dividido em etapas: de qualificação da vítima e do agressor, endereços, relatos, histórico da violência, informações adicionais e anexos. As vítimas podem gravar ainda e enviar um áudio relatando a violência sofrida. Após a conclusão do preenchimento do sistema, a Polícia Civil recebe e já encaminha ao Poder Judiciário, para que este possa analisar e deferir as medidas.

Portal BO

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp