Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Coluna Bastidores: Federação PSDB-Cidadania discute eleição na capital

psdb Klaus Araújo Solidariedade Vereador de Natal (20)
Presidente do PSDB da capital, vereador Klaus Araújo - Foto: Reprodução

Um almoço ontem reuniu os dirigentes em Natal do PSDB e do Cidadania. Os dois partidos formam uma federação e, pela lei eleitoral, terão de caminhar juntos no Rio Grande do Norte, nos 167 municípios. Os dois partidos unidos podem apresentar até 30 nomes para concorrer à Câmara Municipal do Natal, sendo 30% de mulheres. O presidente do PSDB da capital, vereador Klaus Araújo, dividiu a opinião dos tucanos com o presidente do Cidadania, ex-deputado Wober Júnior.

O encontro serviu para mostrar também que os vereadores Herberth Sena, Anderson Lopes, Hermes Câmara e Aldo Clemente res- paldam as decisões que serão tomadas pela Executiva do PSDB, que tem hoje Klaus à frente.

Já pelo lado do Cidadania, Wober Júnior também declarou que respeita as preferências individuais de cada vereador, mas juntos vão construir um caminho unificado.

Nos bastidores, os pré-candidatos a prefeito tem interesse no apoio da federação. Não é segredo que os vereadores hoje têm uma sintonia com o nome do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Já Wober torce pelo nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). A federação só vai decidir oficialmente em agosto a posição.

CARTA BRANCA

“Sabemos da importância de ouvir todos os integrantes da fe- deração PSDB-Cidadania. Foi dada carta branca pelo Diretó- rio Estadual ao PSDB da capital, mas, mesmo assim, vamos ouvir o presidente estadual, deputado Ezequiel Ferreira, nas futuras de- cisões. Mas, estamos iniciando os passos para também ouvir os no- mes que pretendem concorrer a prefeito e vice. Vamos respeitar a preferência individual, mas cons- truindo a posição coletiva”, decla- rou Klaus Araújo, do PSDB, sobre a sucessão em Natal.

PL

O senador Rogério Marinho ainda não definiu o nome que vai presidir o PL em Natal. Para se ter uma ideia, a última comissão pro- visória do partido hoje bolsonarista teve fim de vigência em feverei- ro, ainda com o deputado estadual Ubaldo Fernandes, hoje no PS- DB. Os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves têm interesse em presidir a sigla na capital.

CONVERSAS

O deputado federal Paulinho Freire participou do jantar em Brasília com a direita, mas também anda conversando com o ex-prefeito Carlos Eduardo. A conversa recente foi testemunhada pelo ex-senador José Agri- pino Maia (União Brasil), que não quer saber de política com o senador Rogério Marinho. Agripino anda também conversando com o prefeito Ál- varo Dias (Republicanos). Assim, deixará isolado o PL bolsonarista.

INSACIÁVEL

O centrão apertou o cerco sobre o Planalto e ampliou a pressão por cargos e emendas num momento em que o governo corre con- tra o tempo para aprovar no Congresso medidas econômicas de interesse do presidente Lula (PT). Após conseguir a presidência da Caixa, o grupo agora quer as vice-presidências do banco estatal e os cargos da recriação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

GOVERNABILIDADE EM RISCO

O Senado rejeitou a indicação de Igor Roque para o comando da Defensoria Pública da União (DPU), em uma derrota para o gover- no do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso. Foram 35 votos favoráveis à indicação de Igor Roque e 38 votos contrários.

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube