Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Dom Antônio Carlos: “Viva tudo com coração ardente, olhos abertos e pés a caminho!” sobre nomeação de Padre Alcivan como Bispo

Dom Antônio Carlos e o Padre Alcivan Tadeus
Dom Antônio Carlos e o Padre Alcivan Tadeus

O Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, emitiu nota nesta quarta-feira (08), sobre a nomeação do Monsenhor Alcivan Tadeus Gomes, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

Confira:

No dia 25 de outubro, celebrando os 95 anos da Romaria ao Monte do Galo, após presidir a Eucaristia Solene da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, em Carnaúba dos Dantas/RN, fui comunicado pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, que o Papa Francisco nomeou o presbítero do clero de Caicó, Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo Bispo titular de Fata e Auxiliar na Arquidiocese da Paraíba/PB.

Nossa Diocese celebrará 84 anos da sua criação no próximo dia 25 e este será o segundo filho do seu presbitério chamado a exercer o ministério episcopal. Em 2008 Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena foi nomeado Bispo de Guarabira/PB. Atualmente é Bispo de Nazaré/PE. O nosso sertão é fertil.

A Diocese de Caicó se alegra com este irmão, que exerce o seu ministério presbiteral há 25 anos a serviço do povo de Deus no Sertão do Seridó, Pe. Alcivan é um dos meus colaboradores direto: foi Pároco da Catedral de Santana (2015-2023) e atualmente é Pároco de Nossa Senhora da Conceição (Jardim do Seridó), Ecônomo, Vigário Episcopal para as Vocações e Ministérios, Vigário Judicial da Câmara de Instrução Processual, Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, Diretor das Rádios 95,9 FM e 102,7 FM, em Caicó, membro do Tribunal Interdiocesano de Natal.

Alegramo-nos com a sua mãe e com seus familiares, com sua paróquia de origem, São João Batista (Cerro Corá), com os seus irmãos no presbitério.

Com certeza sentiremos muito a sua falta, mas ficamos felizes em doar um filho para a Igreja da Paraíba. As histórias dessas duas Igrejas Particulares têm elementos em comum: de 1892 a 1909 pertencemos à Diocese da Paraíba, nosso 1º bispo diocesano, Dom José de Medeiros Delgado, veio do clero da Paraíba, o atual Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Ofm, Cap. foi nosso 69 bispo. Alegramo-nos com a Arquidiocese da Paraíba e com meu irmão Dom Delson por terem recebido um irmão para colaborar no pastoreio desta porção do Povo de Deus.

Caro irmão Pe. Alcivan, você foi chamado a este serviço no momento que saboreamos a beleza da sinodalidade na Igreja. No relatório de síntese da Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, os padres sinodais afirmaram: O bispo tem um papel insubstituível, dando início ao processo sinodal na Igreja local e animando-o, promovendo a circularidade entre “todos, alguns e um”. O ministério episcopal (esse “um'”) valoriza a participação de todos os fiéis, graças ao contributo de “alguns'” mais diretamente envolvidos em processos de discernimento e de decisão (organismos de participação e de governo). A convicção com a qual o bispo assume a perspectiva sinodal e o estilo com qual exerce a autoridade influenciam de modo determinante a participação de padres e diáconos, leigos e leigas, consagradas e consagrados. Para todos, o bispo é chamado a ser exemplo de sinodalidade.

Meu filho Pe. Alcivan, Sant’ Ana Ihe entrega nos braços de Nossa Senhora das Neves para que você seja um pastor conforme o Coração do Bom Pastor, lembrando-lhe sempre as Palavras do Bispo Santo Agostinho: “se me amedronta, o que sou para vós, consola-me estar convosco. Para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquele é nome de ofício, este o da graça“. Viva tudo isso como Graça e Missão, com coração ardente, olhos abertos e pés a caminho! Deus o abençoe!

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp