Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Zona Norte tem instituição educacional em obras desde 2019

CMEI PARQUE DOS COQUEIROS
CMEI teve obras iniciadas em setembro de 2019 e previsão é que durem cinco anos - Foto: José Aldenir / AGORA RN

“Isso aqui era para ser o CMEI há mais de quatro anos”, lamenta Saionara Soares, de 26 anos, moradora da comunidade Heleny Ferreira, no Parque dos Coqueiros. Ela conversou com o AGORA RN e relatou a angústia do longo período de obras no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado nas ruas Sargento João Menezes e Alvorada do Norte, na Zona Norte de Natal.

“Quando está em tempo de política, eles vão chegando, fazem algo e saem. Passa 15 dias, um mês com pessoas e aí para. Aí fica assim abandonado de novo”, reclama Saionara.

Como forma de suprir a necessidade de um espaço para educação, ela, juntamente com a comunidade, construiu uma sala de aula para ensinar crianças e adultos do local a ler e escrever. No entanto, o espaço, que não tem a presença de professores, traz os próprios moradores para dar aula.

obras cmei
Moradora montou sala de aula improvisada para alfabetização de crianças e adultos – Foto:José Aldenir / AGORA RN

Saionara ainda aponta que a obra está parada há um tempo e que a escola não tem movimentação de construção. “A última vez que alguém veio aqui foi no ano passado, quando vieram e limparam. Semana passada vieram porque o portão quebrou. Mas para dizer que estiveram aqui para trabalhar e ficar um bom tempo, só no ano passado”, relatou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o CMEI teve a obra iniciada em setembro de 2019 e tem previsão de conclusão para setembro de 2024. O investimento do município no local é de aproximadamente R$ 2,1 milhões. Além disso, a secretaria afirmou que o longo período de construção se dá devido a algumas situações pontuais que geraram atraso na obra durante o decorrer do contrato.

Em relação a ausência de funcionários na instalação, a SME apontou que “a obra vem sendo executada com seus serviços realizados, entretanto, por inconsistências contratuais, houve a necessidade de alterar seu cronograma”.

Outra instituição de ensino que ainda não está concluída no Parque dos Coqueiros é a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A obra, iniciada em agosto de 2016 só terá a primeira fase concluída em dezembro de 2023. O investimento da prefeitura para o projeto é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Segundo informações da secretaria, a segunda etapa está em fase de processo licitatório (Educação Infantil e Área de Lazer).

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp