Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Enem 2023: RN têm abstenção de 27,79% no segundo dia do exame

Alunos que não puderam comparecer ao ENEM neste doomingo poderão fazer reaplicação nos dias 12 e 13 de dezembro. Foto: Reproduçãoinep Cartão de Confirmação do ENEM será disponibilizado nesta terça. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acumulou índices de 25,1% e 27,79%, respectivamente, nos dois dias de prova no Rio Grande do Norte, que ocorreram nos dias 5 e 12 de novembro. No RN a prova foi realizada em 40 municípios, contando com 255 locais de provas distribuídos em 3.384 salas. Ao todo, dos 3,9 milhões de inscritos no país, foi registrada uma abstenção de 32%, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana.

Em relação a 2.022, Camilo afirma que o índice se manteve praticamente o mesmo, visto que no ano anterior houve uma abstenção de 32,1% nas provas de Ciências da Natureza e Matemática. “É natural que o número de faltosos no segundo dia seja maior. Até porque alguns candidatos que não se saíram muito bem no primeiro dia de provas costumam não comparecer no segundo dia”, explicou.

No total, 2.217 candidatos foram eliminados por portarem equipamentos eletrônicos, utilizarem impressos, saírem dos locais de prova antes do horário permitido ou não atenderem às orientações dos fiscais. Já outros 859 participantes tiveram problemas logísticos como emergências médicas, falta de abastecimento de água ou falta de energia elétrica.

Reaplicação será em dezembro

A reaplicação acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro para aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, para pessoas alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada ou pessoas acometidas por doenças infectocontagiosas, conforme consta no edital. Os estudantes que se encontram nessas condições podem solicitar a reaplicação da prova do dia 13 a 17 de novembro através da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para aqueles que faltaram a um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital, não terão direito a realizar a reaplicação do exame. O candidato será considerado ausente e suas notas servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

O gabarito oficial do Enem que estava previsto para ser publicado apenas no dia 24, será divulgado nesta terça-feira 14, às 19h. Já os resultados da prova serão lançados no dia 16 de janeiro de 2024.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube