Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Audiência Pública vai discutir manejo de resíduos sólidos e taxa de limpeza pública em Caicó

Lixão de Caicó deverá ter funcionamento interrompido definitivamente
Lixão de Caicó deverá ter funcionamento interrompido definitivamente

Nas últimas semanas, uma questão que vem sendo discutida, em Caicó (RN), é sobre a cobrança da taxa de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, que vai ser implementada junto com o aterro sanitário. A previsão da cobrança consta no Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado no Congresso Nacional e no Termo de Acordo Interinstitucional firmado por recomendação do Ministério Público Federal e Estadual pelo Município de Caicó.

Atualmente, a população de Caicó paga uma taxa de aproximadamente 10 (dez) reais embutida no valor do IPTU. Por tanto, o pagamento é feito uma vez a cada ano.

O Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Nº 14.026, de 15 de julho de 2020), que foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro, prevê a cobrança mensal da taxa de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos em todos os municípios do país. Para isso, as prefeituras devem encaminhar Projeto de Lei para as câmaras municipais para que passe a vigorar a cobrança.

Veja a redação da referida Lei, o que diz sobre o assunto:

Art. 29 – Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada por meio de remuneração pela cobrança dos serviços, e, quando necessário, por outras formas adicionais, como subsídios ou subvenções, vedada a cobrança em duplicidade de custos administrativos ou gerenciais a serem pagos pelo usuário, nos seguintes serviços:

II – de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na forma de taxas, tarifas e outros preços públicos, conforme o regime de prestação do serviço ou das suas atividades;

O assunto relacionado ao lixo e a taxa, será discutido em audiência pública que acontecerá nesta quarta-feira (22), a partir das 10hs na Câmara Municipal de Caicó (RN). A proposição é do vereador Alisson Jackson dos Santos.

Estarão presentes, a Promotora de Justiça e coordenadora da CAOP Meio Ambiente do MPRN, Rachel Germano; a assessora do consórcio de resíduos sólidos e advogada, Tatiane Dantas, além de representantes de entidades e vereadores.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube