Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Fortalecimento do turismo

Pinacoteca Giovanni
Com reforma de R$ 6,4 milhões, Pinacoteca foi entregue em dezembro de 2021; outros equipamentos importantes para a cultura local também foram concluídos - Foto: Giovanni Sérgio

Beneficiar a inclusão produtiva e a infraestrutura cultural potiguar foram as finalidades principais dos investimentos destinados ao setor turístico. Foi batida a meta inicial de melhorar estradas, sistemas de esgotamento e de sinalização em pelo menos seis destinos turísticos, considerando que cada uma das dez estradas recuperadas ou construídas corta ao menos uma cidade com esses atrativos.

Cobiçado por turistas nacionais e de outros países, São Miguel do Gostoso recebeu um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) essencial ao crescimento do seu parque hoteleiro e gastronômico – o que já vinha ocorrendo, mesmo sem este investimento, mas que passa a ter maiores dimensões.

“Os investimentos feitos pelo projeto Governo Cidadão foram fundamentais para a consolidação do meu estabelecimento, principalmente por conta do Fast Bossa & Jazz, evento que já faz parte do calendário de São Miguel do Gostoso e que atrai um turismo de excelente qualidade, fazendo com que o nosso restaurante ficasse conhecido no Brasil inteiro”, destacou Carlos Ferreira, proprietário do Jangadeiro Gastrolar, em São Miguel do Gostoso.

“Por isso as ações do Governo do Cidadão foram fundamentais para a consolidação do nosso destino”, completou o dono do restaurante. A consolidação do município como destino turístico nacional teve, portanto, colaboração direta dos investimentos do Governo Cidadão”, complementou.

Um Sistema de mesmo porte também foi instalado no município de Cerro Corá, onde turistas locais e regionais têm ido em busca do clima ameno, e a partir do fomento ao Turismo regional. Esta modalidade foi prioridade nas ações do Governo Cidadão. Além do litoral, há muito o que se explorar em paisagens de serras e Caatinga, focando em atividades ao ar livre, no turismo religioso ou de aventura.

Nesse sentido, um dos importantes serviços implementados foi o de sinalização turística, com a instalação de placas de orientação sobre os atrativos dos destinos mais visitados pelo estado afora. Indicar ao visitante onde estão equipamentos importantes como igrejas, barragens e museus é essencial para a formação de um destino turístico bem estruturado, colaborando para o crescimento das cadeias econômicas que cercam a atividade e levando renda para o interior.

O programa de sinalização turística colaborou para que o Rio Grande do Norte tornasse mais competitiva essa sua vocação econômica natural, passando à frente de estados de mesmo porte e características que não dispõem dessa facilidade.

Primeira visita ao Forte

“Eu sempre quis saber o que aconteceu no nosso passado para que a gente pudesse estar aqui hoje. Então, achei a visita bem legal”, relatou Estela, 8 anos, em sua primeira visita ao Forte dos Reis Magos, impressionada com a largura das paredes da fortificação e com os canhões mirando o horizonte. A estudante fazia parte de uma das três escolas que visitavam o local, em 2022, em meio a grupos turísticos e visitantes avulsos. Assim que soube da reabertura, a escola planejou ir ao Forte: “As crianças estão aprendendo sobre os aspectos naturais, históricos e culturais da cidade e, como forma de conhecer e vivenciar um pouco sobre a história de Natal, fizemos esta aula de campo a esse patrimônio importantíssimo à história da cidade”, explicou a coordenadora pedagógica Mariane Souza.

Capturar 39
Foto: Giovanni Sérgio

Pinacoteca — Quem também crê nesta importância é o artista potiguar Azol, que teve aberta na galeria térrea da Pinacoteca do RN, a primeira mostra de nível nacional exposta após a reabertura. Para o artista, as intervenções feitas pelo Estado na Pinacoteca são “muito significativas; o progresso do espaço é visível”. Em sua opinião, o lugar está capacitado para receber eventos de padrão internacional: “Me encantei com o que foi realizado aqui. E participar desse momento oficial de reabertura foi uma honra. Que venham muitas exposições!”

O Projeto RN Sustentável ainda buscando o FORTALECIMENTO DO TURISMO E DA CULTURA ESTADUAL, promoveu os seguintes investimentos:

Plano Estratégico e de Marketing Turístico

Os resultados obtidos com esse plano mostram que efetivamente houve uma ampliação do mapa turístico do RN, passando de 75 para 79 municípios de vocação turística entre os anos de 2017 a 2019. Nesse período também houve mudança na composição desses municípios, em que 9 foram excluídos e outros 13 foram incluídos, distribuídos em cinco regiões do território potiguar.

A difusão da informação turística é de grande relevância, pois influencia no fortalecimento do produto turístico potiguar através da qualificação do destino, na forma que esse se propaga e na capacidade de gerar novas possibilidades de mercado. O resultado dessa divulgação turística garante a representatividade das regiões turísticas estaduais, e a promoção e divulgação do turismo potiguar no exterior, além da promoção e fortalecimento da agricultura familiar do Estado e o artesanato local, fortalecendo os arranjos produtivos potiguares;

Capturar
Foto: Giovanni Sérgio

Melhoria da infraestrutura de cidades turísticas, com a conclusão da construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos municípios de Cerro Corá e de São Miguel do Gostoso. Essas obras totalizam R$ 44,8 milhões e geraram mais de 800 empregos, dos quais 70% eram mão-de-obra local;
Além dessas outras importantes obras de equipamentos turísticos foram concluídas e entregue aos potiguares a saber:

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube