Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Contrato para o Ano Novo; leia a coluna de Simone Silva

Contrato. Foto: Ilustrativa/Reprodução.
Contrato. Foto: Ilustrativa/Reprodução.

Se você fosse assinar um contrato com o ano novo, quais seriam os termos acordados? Quais seriam as suas responsabilidades e obrigações? Certamente, de sua parte, haveria o compromisso de ser alguém melhor, que agisse melhor independente da circunstância e situação, quer fosse no trânsito, na briga com o vizinho, na hora que o trabalho aperta, que o dinheiro falta, que a paciência acaba.

Você buscaria se respeitar, não só ao seu corpo – investido em atividades físicas e alimentação saudável, mas principalmente escolheria bem o que entregar a sua mente, a sua alma. *

Ia prestar atenção as palavras que ouve sejam elas vindas de diálogos, músicas, filmes, livros, palestras e meras e despretensiosas conversas. Ia redigir essa parte com o maior acuro possível. Porque obedecer a todas as próximas cláusulas dependeria, e muito, desses artigos. Você ainda teria a obrigação diária de olhar para dentro. Olhar para si, se perceber como um sujeito que precisa buscar evoluir, que deve se compreender, se perdoar e seguir em frente. Ia saber que os tropeços ao longo do caminho servem apenas como impulso rumo ao alto, a sua melhor versão. Por vezes ia aceitar que há dor quando esse mergulho é profundo e verdadeiro.

E, falando de dor, você atestaria que ela não é esse bicho todo, que vem pela profunda necessidade de ensinar, de dizer “ei, se liga”, toma consciência que viver é desapegar, seja de coisa ou até de gente. Não daqueles que por algum motivo você não tolera (esses você devia fazer questão de conviver) mas daqueles que funcionam como uma muleta, seja financeira, emocional, social, o que for. Esse pseudo conforto que trazem te tornam alguém perdido em si, alguém por vontade acorrentado. Pode parecer confortável agora mas, depois, vão te fazer cair fundo.*

Em negrito escreva no documento que confia na vida, de forma irrestrita. Deixa ela trazer e levar tudo o que achar que é. Ela não erra, ela não é injusta. Nunca. Ela não comete equívocos e te mantém onde você sempre escolheu estar, ainda que você não saiba ou lembre quando e como fez essa escolha. Ela sabe *
E essa seria a outra parte.

De um lado, você; do outro, a vida. Ela seria a representante legal do Ano Novo. Muita gente termina 365 dias com lamentações, desejando esquecer, se pudesse apagar, o que viveu. As tormentas que passou, o que teve que suportar. Deixar para lá numa amnésia seletiva o que superou e aprendeu. Não, não deseje cancelar – para usar uma palavra da moda – um ano que te fez forte, resiliente e te colocou numa cadeira de aprendiz, porque é o que todos nós somos por aqui. *

Quem não quer repetir de ano, muda, aprende. Mas a gente prefere fingir, ir fingindo que assimilou e sabe. Quem prestou atenção mesmo, segue para outros conhecimentos. *

Esse contrato precisa te estimular a seguir, a viver em constante movimento, como a natureza, que nunca, nunca, nunca para. Passa por estações diferentes e todas com um propósito, que deve ser vivido em sua plenitude. Seja menos, queira menos, não caia nessa conversa de ser o centro do universo e só se importar consigo. Olhar dentro, não é fechar-se dentro é florir fora, e tal e qual um jardim bem bonito, ofertar as mais lindas flores a qualquer um, indistintamente.

Entenda que há verdade em todos. Se 2023 não foi perfeito como você planejou há um ano, não tem problema. Você foi o que tinha de ser e só tem uma pessoa responsável por um 2024 incrível, óbvio né? Nem precisa dizer quem é!*

Por incrível que pareça muitas pessoas trocariam de lugar conosco sem que fosse preciso perguntar duas vezes, sem nem pestanejar. Não porque a nossa vida seja perfeita, mas porque de alguma maneira faria sentido para alguém e atenderia e deixaria feliz a outrem. *

Que neste ano novo que chega você faça esse contrato valer em todas as linhas, cláusulas, alíneas e parágrafos. Que você continue aí do outro lado como leitor deste espaço, que saiba que essa coluna é diferente, transparente e amorosa, além de muito informativa. Que essa colunista acredita numa sociedade diferente e que isso é possível quando cada um se dedica, busca a sabedoria e a verdade dos sentimentos, conectando pensar, falar e agir. FELIZ 2024!

SAIBA TUDO

O produtor potiguar Jorge Elali vai comemorar seus 4.0 com big festa no Rio de Janeiro, no Hotel Grand Hyatt, no dia 2 de março. De presente pede doações para o Retiro dos Artistas. A coluna agradece o convite.

Para encerrar os shows do Natal em Natal, na Arena das Dunas, hoje se apresentam Mobydick, Perfume de Gardênia e fechando a noite o baiano Carlinhos Brown. A festividade começa às 19h e com entrada gratuita.

Galinhos há 180 km de Natal promete ser um dos principais destinos do verão 2024. Considerada uma das praias mais exóticas do RN atrai justamente pela beleza rústica e longe dos agitos, com programação diurna.

Quem quer aprender algo novo já no início de 2024 pode optar por um dos cursos oferecidos pelo Senac, no Hotel escola Barreira Roxa. O para fazer sushis e sashimis é dos mais procurados, mas há para frutos do mar, bar e gestão.

Sucesso no verão potiguar os copos Stanley são vítimas de falsificação que preocupa o fabricante, a Pacific Market Internatinal, que tem usado até Inteligência Artificia para identificar e denunciar as réplicas. Deve endurecer também com ações judiciais.

Para quem quiser entrar o ano em forma a dica é o SPA Termas Center, em Rio do Fogo. Tem turmas em janeiro de 05 a 14 e 19 a 28, oferecendo atividades físicas variadas, cardápio balanceado e momentos de puro lazer e descontração.

HAPPY BIRTHDAY

Kivia Cunha, Elda Dias, Adilson Gurgel, Gabriela Alves, Gabriela Duarte, Adriana Araújo Azevedo e Camila Cascudo.

DOMINGO

Janine Faria, Zalix Marinho, Salassiê Mansur, Jaedson Nascimento, Adolfo Ledebour Filho.

SEGUNDA

Graça Madruga, Indira Rosado, Cristiano Frois, Patrícia Jeronimo, Clovis Mendonça, Fernando Rezende, Maria Indira Rosado e o marido da coluna Enilson Neres de Medeiros.

TERÇA

Aldo Tinoco, Sérgio Coitinho e Renato Gomes Netto.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube