Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir da próxima quinta-feira 11

Nova carteira de identidade
Nova carteira de identidade - Foto: Divulgação

O prazo final para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelos estados é quinta-feira 11. O novo documento utiliza apenas o CPF como registro geral, válido em todo o país. Até o momento, 18 estados já emitiram a CIN, com mais de 2,8 milhões de documentos emitidos desde julho de 2022, quando a adesão foi iniciada pelo Rio Grande do Sul.

A primeira via e a renovação são gratuitas; no entanto, a segunda via terá uma taxa exigida por cada estado. A renovação não é obrigatória, podendo ser feita de forma gratuita até 2032.

A CIN está disponível em formato físico e digital, sendo produzida em papel-moeda com detalhes de segurança, como marcas-d’água e QR Code para validação eletrônica da atual. O documento serve como identidade e também como documento de viagem para países do Mercosul. O prazo de validade varia de cinco a dez anos, dependendo da faixa etária, sendo indeterminado para pessoas acima de 60 anos.

Para acessar um CIN, o CPF precisa estar regularizado na Receita Federal, e a emissão envolve validações biográficas e biométricas. Os documentos de identidade antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032. A iniciativa visa unificar o número de identificação dos cidadãos nos estados, desburocratizando o acesso e prevenindo fraudes.

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube