Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

CMN outorga cidadania a ex-vereador e homenageia PCdoB pelos 102 anos do partido

Presidentes e representantes de vários partidos e diretórios municipais do PCdoB participaram da sessão solene / Foto: Verônica Macedo

Durante sessão solene em homenagem aos 102 anos do PCdoB, a Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidadão Natalense ao ex-vereador George Luiz Rocha da Câmara, nesta quarta-feira 27, por proposição da vereadora Júlia Arruda.

“Hoje é dia de render homenagem ao PcdoB e a um dos melhores quadros do partido que é George Câmara. Tive a honra de ser vereadora com ele em 2009, quando cheguei aqui. Foi com George que dei meus primeiros passos nesse parlamento. Sempre muito sensato e conciliador, fazíamos uma oposição pequena em quantidade, mas muito aguerrida. George é uma de referência como homem público, e por onde passou deixou seu legado, sempre pensando no bem comum. Hoje, esta casa presta justa homenagem, tornando-o de fato e de direito cidadão natalense”, afirmou a vereadora Júlia Arruda, filiada ao PCdoB desde 2020.

O ex-vereador George Câmara nasceu em 1959, quando o município de Parazinho, ainda era distrito de João Câmara, na região do Mato Grande potiguar. Chegou a Natal aos 15 anos, para cursar Mineração na então Escola Técnica Federal do RN, hoje IFRN.  Ele também é advogado e gestor de Políticas Públicas. Dentro da Administração Pública do Estado, comandou várias secretarias; integrou o Conselho das Cidades, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, que trata da política nacional para os setores de saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana, habitação e planejamento urbano, e coordenou, a convite do Governo do RN, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana de Natal.

Enquanto funcionário da Petrobras, hoje aposentado, atuou como coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO/RN). E na Câmara Municipal de Natal, George Câmara foi vereador por três mandatos (2000 – 2004 e 2009 – 2016), sempre pelo PCdoB, partido ao qual é filiado há 41 anos. 

“Minha palavra hoje é gratidão. Sinto-me gratificado, principalmente por ver muitos dos que foram meus colegas parlamentares durante 12 anos nesta casa reconhecerem o trabalho feito durante os mandatos que aqui exerci, com o objetivo de ser guardião dos interesses da sociedade natalense”, agradeceu o ex-vereador, que lembrou que a vida pública e partidária dele iniciou no movimento estudantil na UFRN, sendo diretor do Centro Acadêmico Amaro Cavalcante, do curso de Direito, em 1983, quando conheceu e ingressou no PCdoB.

A fundação do PCdoB data do primeiro congresso do partido em março de 1922, quando admiradores da Revolução Russa de 1917 se reuniram em Niterói/RJ, para fundar o então denominado Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCB. No RN, a organização iniciou ainda na década de 20, movida pelo movimento sindical que lutava contra o desemprego provocado pela mecanização da indústria do sal em Mossoró e Macau. Em Natal, a legenda só se organizou 1984.

“Temos orgulho de ter uma trajetória identificada com as lutas do nosso povo”, afirmou o presidente estadual da legenda, José Divanilton Pereira da Silva. “A Câmara Municipal de Natal, através da vereadora Júlia Arruda, faz justiça a esse homem e a toda a sua trajetória de luta por democratizar a cidade, por pensar a cidade sobretudo para além de Natal, pensar a região metropolitana. Portanto, é um Título mais do que merecido”, acrescentou sobre a honraria concedida ao ex-vereador George Câmara.

“O PCdoB para mim é um partido que me ensinou cidadania, solidariedade e humanismo. Me ensinou o que é camaradagem e a lutar pelos direitos dos mais frágeis, das mulheres, da juventude, dos trabalhadores e dos homossexuais. O PCdoB é uma escola de formação política e, neste momento dos 102 anos do partido, nada melhor do que homenagear uma figura que tem a cara do PCdoB. George Câmara é a cara do estudo, do trabalho, da dignidade, do respeito e da militância. Hoje, a gente prestigia George e prestigia a militância do partido, além de prestigiar todos aqueles que acreditam num Brasil, num Rio Grande do Norte e numa Natal mais solidária, mais humanista e mais próspera”, comentou Jan Varela, presidente do diretório municipal da legenda.

Presidentes e representantes de vários partidos e diretórios municipais do PCdoB participaram da sessão solene. Também prestigiaram a solenidade a deputada federal Natália Bonavides e o procurador geral do Estado, Antenor Roberto.

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube