Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

MPRN amplia acesso a dados em painéis orçamentários de políticas públicas

painel-numeros-dados

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do Laboratório de Orçamento de Políticas Públicas (LOPP), irá ampliar à sociedade o acesso a dados estratégicos evidenciados através de suas ferramentas de acompanhamento orçamentário de políticas públicas. A divulgação dessa iniciativa está prevista para acontecer no dia 29 de abril de 2024, a partir das 9h, em solenidade presencial para convidados no plenário da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento será transmitido pelo youtube da instituição, youtube.com/mprnimprensa.

O acesso aos dados tem como finalidade fortalecer e qualificar o controle social das políticas públicas, além de conferir máxima transparência aos gastos públicos na área da oferta de políticas públicas. O MPRN ampliará o acesso aos dados evidenciados pelos painéis: Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Orçamentário Receitas, Orçamentário Despesas, Orçamentário Saúde, Orçamentário Educação e Licitações. Com a ampliação, os painéis serão disponibilizados no portal da internet do MPRN para amplo acesso da população, gestores públicos e entidades não governamentais.

Atualmente, a tomada de decisões estratégicas com base na análise de dados se tornou algo essencial para otimizar a eficiência dos processos de trabalho em qualquer tipo de incorporação. Atento a essa realidade da importância da cultura de dados para o alcance de melhores resultados, o Ministério Público do RN desenvolveu painéis e sistemas que estruturam dados sobre a execução orçamentária de políticas públicas sociais, contribuindo para o aprimoramento da atuação ministerial no âmbito de sua fiscalização e acompanhamento.

“Ocorre que tão importante quanto coletar, tratar e estruturar esses dados para a devida aplicação por parte dos integrantes do Ministério Público, é democratizar o acesso a esses dados para outros atores da sociedade que também tem o papel de fiscalizar as políticas públicas”, registra a Isabelita a promotora de justiça, Isabelita Garcia, coordenadora do LOPP, iniciativa institucional implantada desde 2019 com foco no desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação.

MPRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp