Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Mais três secretários devem deixar prefeitura para disputar eleições

Joana Guerra Secretária de Planejamento da Municipalde Natal (10)

Secretários municipais que planejam concorrer nas eleições devem deixar os seus atuais cargos até o dia 5 de abril se desejarem concorrer às vagas de vereador ou 6 de junho se optarem pelo cargo de prefeito ou vice-prefeito.

Em Natal, além dos dois que já deixaram os cargos, pelo menos mais três secretários devem deixar as funções para concorrer a uma vaga eletiva.

O caso de maior destaque é o da secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos). Ela é pré-candidata a prefeita e tem o nome especulado para receber o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) na disputa pela prefeitura.

Presidente do Republicanos em Natal e secretária estadual das Mulheres Republicanas, Joanna é ainda cotada para ser a indicada de Álvaro para vice-prefeita em uma eventual composição com Carlos Eduardo Alves (PSD) ou Paulinho Freire (União Brasil).

Outro secretário que deverá se desincompatibilizar do cargo para concorrer ao posto de prefeito é Carlson Gomes, chefe da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), que já está pré-candidato à Prefeitura de Currais Novos pelo Republicanos.

Um terceiro pré-candidato a prefeito do secretariado de Álvaro Dias era Rafael Motta, que deixou o cargo de secretário de Esporte e Lazer em 5 de março, após apenas quatro meses na função.

Em outubro do ano passado, Álvaro Dias e Rafael Motta anunciaram que fecharam uma aliança política para as eleições de 2024. Segundo comunicado divulgado pelo ex-deputado nas redes sociais, o acordo entre Republicanos e o PSB, partidos presididos por eles no Rio Grande do Norte, ocorreria em Natal e outros municípios do Estado.

Ao deixar o cargo, contudo, ele sugeriu que a aliança pode não perdurar.

CÂMARA MUNICIPAL

Dois auxiliares diretos de Álvaro Dias confirmaram que pretendem disputar uma das 29 vagas na Câmara Municipal.

George Antunes, farmacêutico bioquímico que ocupava o cargo de secretário de Saúde de Natal desde 2018, teve sua exoneração publicada na edição de 26 de março do Diário Oficial do Município. Ele solicitou sua saída para se tornar pré-candidato a vereador pelo partido Republicanos.

Irapoã Nóbrega, da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), disse ao AGORA RN que vai se despedir oficialmente da pasta até a data limite, e se lançar como pré-candidato a vereador para o pleito de 2024.

“Sigo a orientação do Prefeito Álvaro Dias, que é do Republicanos”, confirmou o ainda secretário.

A reportagem não conseguiu contato com Thiago Mesquita, responsável pelo Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), mas apurou que ele se filiou ao Republicanos no fim de fevereiro, podendo se candidatar ao legislativo natalense.

Yara Costa, secretária à frente das Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), declarou, por meio de sua assessoria, que “até este momento não tem nada definido a respeito” de desincompatibilização para disputar as eleições.

Já a Delegada Sheila Freitas, da Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), afirmou à reportagem que não irá deixar o cargo.

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube