Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Terremoto mais forte em 25 anos em Taiwan deixa nove mortos e mais de 800 feridos

Terremoto mais forte em 25 anos em Taiwan deixa nove mortos e mais de 800 feridos - Foto: Hualien County Fire Department/Anadolu via Getty Images

O maior terremoto de Taiwan em pelo menos 25 anos matou nove pessoas nesta quarta-feira 3, ferindo mais de 800, enquanto 50 desapareceram a caminho de um parque nacional, disseram autoridades.

A televisão transmitiu imagens de edifícios inclinados em ângulos precários no montanhoso e escassamente povoado condado de Hualien, perto do epicentro do terremoto de magnitude 7,2.

“Era muito forte. Parecia que a casa ia cair”, disse Chang Yu-lin, de 60 anos, um trabalhador de um hospital em Taipé, capital.

Uma mulher que administra uma pousada na cidade de Hualien disse que se esforçou para acalmar seus convidados que estavam assustados com o terremoto.

“Este é o maior terremoto que já enfrentei”, disse a mulher, que pediu para ser identificada apenas por seu nome de família, Chan.

O terremoto atingiu uma profundidade de 15,5 km (9,6 milhas), assim como as pessoas estavam indo para o trabalho e a escola, desencadeando um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas, que mais tarde foi retirado.

O vídeo mostrou os socorristas usando escadas para ajudar as pessoas presas fora das janelas, enquanto em outros lugares houve deslizamentos de terra, enquanto fortes tremores em Taipé forçaram o sistema de metrô a fechar brevemente, embora a maioria das linhas tenha retomado o serviço.

Autoridades disseram que estavam retirando lentamente alguns dos que estavam presos em túneis perto da cidade de Hualien, incluindo dois alemães.

Mas eles perderam contato com 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus indo para um hotel em um parque nacional, Taroko Gorge, disseram eles, sem dar detalhes.

O governo colocou o número de feridos em 821.

“No momento, a coisa mais importante, a principal prioridade, é resgatar pessoas”, disse o presidente eleito Lai Ching-te, falando do lado de fora de um dos prédios desabados em Hualien.

A ligação ferroviária para a área deveria reabrir na quinta-feira 4, disse Lai, que deve assumir o cargo no próximo mês, a repórteres.

A Força Aérea de Taiwan disse que seis caças F-16 foram levemente danificados em uma grande base na cidade, da qual jatos são frequentemente mobilizados para evitar incursões da Força Aérea da China, mas a aeronave deve retornar ao serviço em breve.

No Japão, a agência meteorológica colocou a magnitude do terremoto em 7,7, dizendo que várias pequenas ondas de tsunami atingiram partes da prefeitura do sul de Okinawa, enquanto reduzia seu alerta de tsunami para um aviso.

Nas Filipinas, autoridades alertaram os moradores costeiros em várias províncias para irem para áreas mais altas.

A mídia estatal chinesa disse que o terremoto foi sentido na província de Fujian, no sudeste do país, enquanto uma testemunha da Reuters disse que também foi sentido no centro comercial de Xangai.

Tremores secundários ainda podem ser sentidos em Taipé, com mais de 50 registrados, disseram autoridades meteorológicas.

A maior parte da energia foi restaurada após o terremoto, disse a Taipower, com as duas usinas nucleares da ilha não afetadas.

A operadora de trens de alta velocidade de Taiwan disse que nenhum dano ou ferimentos foram relatados em seus trens, embora os serviços sejam atrasados ao fazer inspeções.

Um grande fornecedor de chips para Apple AAPL. O e Nvidia NVDA. O, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co 2330.TW, disse que esvaziou algumas fábricas.

“Para garantir a segurança do pessoal, algumas fábricas foram esvaziadas de acordo com o procedimento da empresa”, disse a gigante dos semicondutores em um comunicado, acrescentando mais tarde que os funcionários começaram a voltar ao trabalho.

A agência de notícias central oficial disse que o terremoto foi o maior desde um de magnitude 7,6 em 1999 que matou cerca de 2.400 pessoas e danificou ou destruiu 50.000 edifícios.

Autoridades meteorológicas de Taiwan classificaram o terremoto de quarta-feira 3 em Hualien como “Upper 6”, ou o segundo nível mais alto de intensidade em uma escala que varia de 1 a 7.

Tais terremotos colapsam paredes a menos que sejam feitas de blocos de concreto armado, enquanto as pessoas não podem ficar de pé e devem rastejar para se mover, dizem os especialistas.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube