Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Com apoio do MPRN, Projeto Padrinhos será lançado em Mossoró

Imagem de um mão segurando uma criança dormindo. Acima da imagem está escrito

Imagem de um mão segurando uma criança dormindo. Acima da imagem está escrito

No próximo dia 22, às 18h30, será lançado o Projeto Padrinhos em Mossoró, na sede da OAB. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é parceiro do Tribunal de Justiça (TJRN) e do Grupo Afeto de Apoio à Adoção, responsáveis pelo projeto. A iniciativa conta ainda com o apoio do Município de Mossoró, da Corregedoria-Geral de Justiça, da Faculdade Católica, das Aldeias, do Grupo Acalanto e da Abrace-Parnamirim.

O projeto busca proporcionar às crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, sem perspectivas de reintegração familiar e baixas chances de adoção, a construção de laços de amizade e companheirismo na sociedade. Isso, através do apoio afetivo, material e/ou profissional da sociedade civil, visando garantir os direitos mais fundamentais a esse público infantojuvenil.

Para a juíza Ana Isabel de Moura, da Vara da Infância e Juventude, a Comarca de Mossoró tem um grande potencial para se engajar nessa iniciativa. “É um projeto de solidariedade. O padrinho ou a madrinha pode se doar através do afeto, de serviços ou de valores pecuniários. Tenho muita esperança nesse projeto que chama à responsabilidade a sociedade no apoio para que essas crianças tenham seus direitos mais garantidos”, disse.

O 12° promotor de Justiça de Mossoró, Sasha Alves, explicou que a ideia é divulgar o projeto de diversas formas. “Uma das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente é a mobilização da opinião pública para a participação dos diversos segmentos da sociedade como uma das política de atendimento à criança e ao adolescente”, ressaltou.

O representante ministerial observou ainda que com as diferentes modalidades do apadrinhamento torna-se mais fácil esse engajamento. “Muitas vezes uma pessoa não quer e não tem condições de adotar uma criança, mas pode doar tempo para manter um vínculo com um adolescentes ou criança”, disse, lembrando que todos os interessados passarão por uma triagem para se habilitar a madrinha ou padrinho.

Há três modalidades possíveis para apadrinhar: afetiva, profissional e provedora. O padrinho afetivo visita regularmente o apadrinhado e pode levá-lo para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia. Já o padrinho profissional oferece serviços ou conhecimentos, conforme a especialidade de trabalho ou interesse do padrinho. Por fim, o padrinho provedor dá suporte material, financeiro ou por meio de serviços ao apadrinhado.

Para participar do projeto, é necessário preencher a ficha de inscrição; participar do curso de formação (para os candidatos do apadrinhamento afetivo); apresentar todos os documentos exigidos e assinar o Termo de Compromisso.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 84 3673-9875 (Vara da Infância e Juventude de Mossoró).

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube