Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

MPRN avança com preparativos para formação em Justiça Restaurativa dos agentes de segurança pública e do Sistema Socioeducativo

Imagem de cinco pessoas, sendo dois homens e três mulheres, todos em pé, em uma sala, posando para a foto.

Imagem de cinco pessoas, sendo dois homens e três mulheres, todos em pé, em uma sala, posando para a foto.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) avançou com os preparativos da formação em Justiça Restaurativa que está elaborando para agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte e integrantes do Sistema Socioeducativo. Nesta quinta-feira (17), pela manhã, foi realizada uma reunião na Fundase neste sentido. E à tarde, houve uma reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) para tratar do conteúdo sobre o ideal restaurativo e as competências e habilidades com comunicação na formação dos novos integrantes da Polícia Civil.

A reunião com a Fundase ocorreu na Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas) e contou com a participação do presidente Herculano Campos e da diretora de Desenvolvimento Institucional Sayonara Dias. A formação disponibilizada pelo MPRN ao sistema socioeducativo será voltada para 240 pessoas, entre analistas, agentes socioeducativos e integrantes da gestão.

Já a reunião na Sesed contou com a participação da diretora-geral da Academia de Polícia (Acadepol), Dulcineia Costa, e do coordenador de Programas para a Cidadania da Secretaria de Segurança, Geraías Ciríaco do Nascimento. O MPRN contribuirá com a capacitação dos policiais civis e militares do Estado quanto à temática da JR e técnicas de comunicação em duas situações:  em um primeiro momento na formação dos novos integrantes convocados da Polícia Civil para as funções de delegados, agentes e escrivães; e um curso mais aprofundado destinado ao efetivo em atividade, como a formação continuada desses profissionais.

Participaram pelo MPRN das reuniões de preparativos da cooperação técnica, o gerente administrativo do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Artur Nobre, a secretária executiva do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA), Evelyne Cerqueira, a assistente ministerial Iracilde Rodrigues, e a 49ª promotora de Justiça Maria Daniele Simões Veras Ribeiro.

No último dia 10, uma proposta inicial de formação foi apresentada pela referida promotora de Justiça da Cidadania ao Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Araújo Silva, em reunião na Sesed, restando como encaminhamento as reuniões do pessoal técnico para estreitar a parceria e melhor operacionalizar as capacitações.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp