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Investimentos em educação vão da alfabetização à qualificação profissional

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Escola Professor Almiro de França, no assentamento 1º de Maio, em Caraúbas - Foto: Giovanni Sérgio

Os investimentos abrangem diversas áreas, como a alfabetização e qualificação profissional no campo, projetos de inovação pedagógica, melhoria da infraestrutura escolar do Estado e melhoria na diretriz e matriz curricular, destacando-se:

Execução de três edições do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que tem como objetivo reduzir as taxas de abandono, evasão e melhorar a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental e à 1ª série do ensino médio. Ao total, foram investidos R$ 13 milhões para beneficiar 397 escolas e 176 mil jovens com a produção de pesquisas científicas e outras experiências pedagógicas exitosas que abrangeram desde componentes de cultura e arte à matemática, mídias digitais e leitura.

Na Avaliação de Impacto realizada pelo DIME/Banco Mundial para o PIP 2ª edição, foi verificado um impacto positivo e significativo desse projeto, no qual verificou-se que escolas beneficiadas pelo PIP apresentaram um aumento de 13% da aprovação dos alunos; uma melhora de 6% nas competências sócio emocionais em atividades relacionadas ao aprendizado; e ainda 5% na melhora da aprendizagem em Português e Matemática.

Ainda se constatou que além da melhoria no aprendizado, houve redução na repetência e redução da rotatividade dos professores das escolas participantes do PIP; Construção de 6 escolas estaduais (todas já concluídas), além da reforma e ampliação de mais 40 escolas, sendo 39 concluídas e uma em execução (Escola Estadual Vicente Lemos), que ao final da ação totalizará 46 novos estabelecimentos escolares, com um investimento de 121.513.387,85.

Essas escolas também contaram com um investimento em equipamento e mobiliários, no valor de R$ 53.758.012,79 milhões, beneficiando mais de 20 mil alunos da rede pública estadual, em 35 municípios. Com a intervenção, as escolas passaram por melhorias de infraestrutura primordiais, gerando impactos sociais e ambientais positivos, suprindo as necessidades da comunidade, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Ressalta-se que nas seis escolas construídas foi implantado sistema de energia fotovoltaica, que além de gerar economia com a conta de energia, tem um efeito pedagógico no alunado, que ao verem na prática o funcionamento de um sistema de geração de energia limpo, eficaz e eficiente, percebem que a importância da sustentabilidade ambiental.

A alfabetização de jovens e adultos agricultores foi um investimento inovador que beneficiou pessoas de comunidades indígenas e quilombolas através do Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional Educação no Campo. Com 100 turmas, cada uma delas contado com alfabetizador e um técnico agrário, beneficiando cerca de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras do campo, em 29 municípios.

Através de uma metodologia diferenciada que articula os saberes de suas vivências à qualificação social e profissional visando o desenvolvimento sustentável dos sujeitos no campo, promovendo assim, a inclusão social e econômica das famílias da área rural beneficiárias deste Projeto. Essa ação também contribuiu para o incentivo à continuidade dos estudos, para a ampliação das possibilidades de inserção ocupacional, na geração de oportunidades de emprego e renda, por meio da execução de projetos produtivos inovadores que garantem a sustentabilidade dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar do RN;

O RN foi o primeiro Estado do Nordeste a possuir um documento de Diretrizes e Matrizes Curriculares Pedagógica da Rede Estadual de Educação Básica, objetivando a implantação de uma matriz curricular unificada em toda rede estadual de ensino do RN, o que melhorou e equalizou a qualidade da Educação básica no Estado. Esta ação já foi concluída, com documento entregue ao Conselho Estadual de Educação, tendo sido implantada em toda a rede de ensino, marcando a educação potiguar como parâmetro para o ensino nas escolas públicas e privadas do Estado, orientando os educadores quanto às competências e habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula.

EDUCAÇÃO BÁSICA

A reforma das 40 escolas pelo Rio Grande do Norte foi mesmo uma grande vitrine de realizações para o Governo Cidadão/Banco Mundial. Na Escola Estadual Gilberto Rola, em Mossoró, o benefício é visto no sorriso de cada um da comunidade escolar situada em uma área de assentamento (Antiga Maísa).

A atual diretora e ex-aluna, Dária Ferreira, se emocionou ao lembrar da jornada até o fim da reestruturação. “Estamos recebendo uma conquista de muitos anos para toda a comunidade Maísa. É uma satisfação enorme ter sido aluna, professora e hoje gestora dessa escola. Agradecemos o olhar sensível que este governo teve com a comunidade do campo e a educação”, destacou.

Já em Natal, as merendeiras estão muito motivadas com a nova cozinha da Escola Zila Mamede. Todas concordam que agora têm um local salubre e utensílios adequados para trabalharem. Houve, ainda, avanços na escola que só se tornaram possíveis porque houve a intervenção do Governo Cidadão. Sem a melhoria da estrutura básica, outras melhorias seriam inviáveis, como a parceria com a comunidade para manutenção do jardim, o uso de um fundo de reserva para instalação de roteadores de sinal de internet e o envio de vigilância privada pela SEEC, só para citar alguns dos benefícios.

“Como a nossa escola poderia usar o fundo de reserva para melhorar a internet, se não tínhamos panelas para fazer a merenda? Com o Governo Cidadão e o Banco Mundial, pudemos desdobrar as melhorias, fazer render os nossos esforços”, diz Adriana Jerônimo, diretora.

A construção de seis escolas que utilizam a energia solar como fonte energética foi outro avanço trazido pelos investimentos do Governo Cidadão/Banco Mundial. A Escola Estadual Almiro de França, foi construída no Assentamento 1º de maio, no município de Caraúbas, com esse formato. Iniciou aulas em março de 2020, desenvolveu um trabalho pedagógico online na pandemia e desde 2022 atua presencialmente. Para o diretor Ivanildo Costa, foi “um alívio quando autorizou-se a volta presencial, porque finalmente pudemos passar a usufruir de uma estrutura completa, moderna, onde nunca pensamos em lecionar ou ver os nossos alunos estudando”.

Outro destaque na área da Educação foi a execução do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que obteve excelentes resultados na Escola Estadual Pedro Alexandrino, em São Pedro do Potengi. A juventude do Estado foi contemplada com 39 convênios de Bandas Filarmônicas, beneficiando diretamente mais de 2 mil jovens, abrangendo 39 municípios do Estado, totalizando um investimento de R$ 3,93 milhões, na aquisição de instrumentos musicais e capacitação dos maestros.

Essa ação teve como objetivo estimular o desenvolvimento pessoal e social, incentivando o protagonismo juvenil, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, valorizando a questão étnica e de gênero, e gerando oportunidades profissionais na área da música através da orientação vocacional, apoio à cultura, à inclusão sociocultural, à cidadania, o fortalecimento do protagonismo juvenil, à geração de ocupação e de renda dos jovens, além de prepará-los para atuar como agentes multiplicadores de transformações positivas na própria comunidade.

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